Como organizar a sua produção quando você trabalha em casa


Esse é um desafio constante na vida que qualquer pessoa que começa a mexer com comida.


Mexer com comida para vender, para ganhar dinheiro de verdade.


Duas das coisas mais importantes que você precisa saber é separar seu estoque e separar o que você faz para vender e o que é da sua família.


Vou falar isso como uma confeiteira que começou fazendo em casa.


Eu sei o que acontece: é um brigadeiro que some, um chocolate belga que desaparece magicamente do armário, uma bolacha recheada que você encontra sendo comida no café da tarde... E é sempre na hora que você precisa fazer a encomenda...


Eu não quero que você passe por isso também - ou que isso nunca mais aconteça com você.


Negócios são negócios, amigos à parte


A primeira coisa que tem que acontecer quando você começar a produzir comida em casa é ter uma conversa séria com as pessoas que moram com você.


Você deve mostrar que aqueles ingredientes são do seu negócio. E deixe claro que só você pode mexer naqueles itens. Parece extremo, eu sei. Mas é necessário. Acredite.


Não tem nada pior que começar seu dia de produção percebendo que tem insumos faltando e que você vai ter que sair correndo para comprar.


Isso muitas vezes significa que você vai ter que ficar até tarde da noite fazendo aquela encomenda, ou deixar de jantar com a sua família para ficar trabalhando... Não é justo, não é mesmo?


O melhor é separar fisicamente os produtos da sua produção dos insumos da casa. O armário de doces não pode ter o chocolate das crianças e o seu chocolate belga de produção, por exemplo.


* Separe um canto do armário ou uma prateleira só para os insumos do seu negócio, caso você tenha pouco espaço. Melhor ainda se puder separar um armário que seja só seu.


* Cole uma folha sulfite ou uma etiqueta naquele local mostrando que aquilo não pertence a casa, pertence ao seu negócio - eu colocava um post-it gigante laranja fosforescente com os dizeres "NÃO MEXER!" (mas você pode ser mais educado(a) se quiser...rs...)


* Quanto a geladeira, a gente não tem uma dedicada ao negócio, no começo. Então, quando tiver encomendas estabeleça a "prateleira do meu negócio". Coloque uma etiqueta também para identificá-la.


* Às vezes fazemos um doce para vender e outro para casa, por exemplo, e daí comem o errado (quando isso aconteceu comigo, eu quase tive um infarto). Com a prateleira identificada e todo mundo avisado fica muito mais difícil disso acontecer.


Agora, a DICA DE OURO que vai garantir que o sumiço mágico dos ingredientes não aconteça jamais...


Mas antes disso quero dizer que vai depender muito mais de você do que dos outros, ok?


Chama-se Planilha de Controle de Estoque


Para o seu estoque seco (seu armário), faça o seguinte:


* Em uma folha sulfite (ou numa planilha de excel se quiser) você vai fazer uma tabela com 5 colunas:


- data de compra

- descrição do item

- quantidade

- validade

- observações


* Cole na frente do armário que você utiliza


* Toda vez que você comprar um insumo para o seu negócio, você vai preencher a tabela e deixar para que todos possam ver (e que, se necessário, você possa conferir)


* Ou seja: se você comprou chocolate meio amargo, você deve preencher as informações daquele produto.




Faça a mesma coisa para a geladeira mas com 4 colunas:


- data de fabricação

- descrição do item

- embalagem (identifique a embalagem da encomenda para que ninguém possa falar que não sabia)

- data da entrega (caso seja necessário)


* Você também pode fazer isso com insumos que precisam ficar em geladeira.


* Coloque essa planilha na porta da geladeira.


Isso inibe os comilões de plantão e ainda te ajuda a organizar suas compras e produção.


Mas...


Você tem que atualizar a sua planilha também.


Se você usou algum item para a sua produção, lembre-se de riscar da lista e colocar o quanto sobrou daquele produto no papel - senão é capaz de brigar com alguém quando foi você mesmo(a) que usou... rs...


Para ter um negócio bem sucedido você precisa estar no controle.


E são as planilhas e estratégias que vão garantir isso para você. Não importa se está começando em casa ou tem uma produção industrial.


Se você começar da maneira correta, fica muito mais fácil fazer seu negócio crescer.


No ebook "4 passos para transformar seu talento culinário em dinheiro" eu te mostro direitinho como montar essa e outras planilhas estratégicas para que você consiga empreender com segurança e organização, além de dicas de como criar sua marca, montar seu cardápio e muito mais.


#cozinharparavender #transformeseutalento #organização #estoque



Posts recentes

Ver tudo