6 itens encontrados para ""
- Receita: molho branco preguiçoso
Na faculdade de Gastronomia a gente aprende o famoso molho Bechamel - uma das bases da cozinha francesa. Ele é o primo famoso do nosso molho branco usado muito em massas e lasanhas por aqui. Mas o Bechamel... ah... esse bechamel é bem especial... Ele é feito saborizando o leite com cebola, louro e cravo (para ser chique, você pode chamar isso de cebola piquè). Ele precisa esfriar depois desse processo. Em outra panela é feito o roux (uma mistura de manteiga e farinha de trigo em proporções iguais) - viu como esse bechamel é todo cheio de nomes bonitos? Cheio de graça... Quando a manteiga do roux já está derretida e a farinha levemente dourada, você adiciona aquele leite saborizado aos poucos, sem a cebola. Esse molho cozinha bem devagar, sem ferver até o ponto napè (cremoso, mas ainda leve). Depois é só finalizar com sal, pimenta branca moída e noz moscada. E só depois de tudo isso você usa para a sua massa, por exemplo. Vou falar que eu adoro esse molho, mas só de pensar em fazer desse jeito me dá uma preguiça... Foi por isso que eu inventei um jeito mais simples - e com menos panelas para limpar depois. Só não conta pro meu professor de cozinha francesa, pelo amor de Deus - ele me mataria... rs Ingredientes: 1 L de leite integral em temperatura ambiente 80g de manteiga (4 colheres de sopa) 50g de farinha de trigo (3 colheres de sopa) 1/2 cebola 1 dente de alho 1 folha de louro sal, pimenta e noz moscada a gosto Modo de preparo: Em uma panela grande coloque a manteiga, a cebola e o alho até dourar. Junte a farinha e mexa rapidamente (senão gruda tudo). Adicione o leite aos poucos e mexa vigorosamente para não formar grumos de farinha. - uma dica aqui é baixar um pouco a temperatura antes de colocar o leite; ajuda a não empelotar :) Depois de colocar todo o leite, coloque a folha de louro e deixe cozinhar em fogo médio mexendo sempre. Para saber se está pronto é só pegar um pouco do molho com as costas da colher e fazer uma linha com os dedos - se ela se mantiver, tá ótimo! - Esse é o Ponto Napè Esse processo todo demora cerca de 10 a 15min, dependendo do fogão. Melhor né? 1 panela e menos tempo de preparo :) Daí é só usar do jeito que quiser ;) Dicas extras: * Você pode triturar a cebola e o alho, caso não queira pedaços no seu molho mas eu corto na faca mesmo, mais fininho e tudo bem - eu adoro... * Substitua a cebola e o alho por alho poró - fica INCRÍVEL * Se você for colocar em uma lasanha, por exemplo, o ideal é deixar seu molho um pouco mais líquido na panela, já que vai continuar a cozinhar no forno. * Depois de pronto você pode colocar vários tipos de queijos - se for gongonzola, vira molho de gorgonzola; dá para fazer 4 queijos; coloque um pouco de curry (fica um molho amarelinho e meio apimentado, delícia!) ou ervas frescas picadinhas... hummmm Enfim... divirta-se com ele! É super versátil mesmo...
- Como sei qual o tamanho de bolo ideal para a minha festa? E os docinhos?
Se você também tem essa dúvida, saiba que não está sozinha...sempre que vou fechar uma encomenda essa pergunta sempre surge na conversa. 🙃 Minha resposta sempre vem na forma de 3 perguntas 😁 Calma...já te explico porque... Por padrão podemos pensar em 100g de bolo e de 3 a 5 docinhos por convidado. Mas cada evento é único e sabendo alguns detalhes é possível calcular direitinho para não faltar nem sobrar um monte...😋 Pergunta 1: você servirá outros tipos de sobremesa? 🥧 Vocês já foram em um casamento que servem 3 tipos de sobremesa e depois vem o bolo? Se nessa situação você come o bolo (como eu), come um pedaço menor do que comeria se não tivessem as outras sobremesas certo? E isso serve para qualquer tipo de festa.. nesse caso, portanto o bolo pode ser um pouco menor e também pode ter menos docinhos...👍 Pergunta 2: qual é o tipo de evento? Se for um churrasco de fim de semana🥩 a probabilidade dos convidados preferirem os docinhos é muito maior do que comer o bolo - por praticidade mesmo - afinal todos ficam mais em pé e fica mais complicado comer o bolo no prato do que pegar um docinho e sair por aí... 🍬 Já em um jantar 🍽 com todos sentados à mesa, as pessoas tendem a comer o pedaço de bolo (que já será servido empratado) e comer menos docinhos (dos quais tem que se servir). 🍰 Pergunta 3: sua família é tão formiga quanto a minha? 🐜🍭 Se você já foi minha cliente, provavelmente já ouviu essa pergunta... Na minha casa preciso sempre fazer bolo e docinhos a mais porque todo mundo come mesmo ou gosta de levar para casa. 🤩 Então apesar de existir um padrão do tamanho de bolo e quantidade de docinhos, analisar as particularidades do seu evento ajuda a descobrir o que é melhor para você e seus convidados. Curtiu a dica? Comenta aqui 👇👇👇 e me conta se tem mais alguma dúvida sobre festas que eu te ajudo!
- Sair vendendo por aí é a melhor estratégia para você?
Se você tiver tempo, disponibilidade e locais adequados para isso, a resposta é sim. Na faculdade, em feiras e bazares - não vou aqui entrar no mérito de vender diretamente na rua ok? Aqui em SP, pelo menos, existem diversas leis que regularizam esse tipo de serviço e que devem ser respeitadas. Agora se você não tiver condições de estar disponível durante várias horas do dia, é melhor focar seus esforços de outro jeito. Que tal pesquisar pequenos comércios perto da sua casa e oferecer seus produtos em consignação? Essa é uma prática utilizada por diversas empresas onde o vendedor (no caso você), deixa seus produtos expostos em uma loja por determinado tempo. Caso sejam vendidos, o valor é repassado para você. Caso não, você não recebe e leva-os embora. Para começar com esse tipo de venda, você precisa primeiro: Visitar o local primeiro, antes de oferecer. Veja a decoração e, se possível, o tipo de clientes que a loja atrai. Ponha-se no lugar do(a) dono(a). Será que seu produto agrega algo aos clientes dele(a)? Complementa a venda de alguma maneira? Por exemplo, será que seu brownie maravilhoso pode ser uma boa em uma loja de roupas femininas? Com certeza. Agora um pão caseiro, talvez fosse melhor aceito em açougue, não acha? Pense: onde seu produto ficará exposto? Tem espaço para isso? Voltemos ao brownie na loja de roupas: um ótimo local seria no caixa - enquanto a atendente passa as peças, os clientes normalmente observam o balcão e podem dar de cara com aquele brownie chocolatudo incrível. Esse local fica muito longe? Com qual freqüência você irá repor e/ou verificar seus produtos? E a pergunta final: Esse local vale a pena? Seja honesto(a) com você mesmo. Às vezes dá mais trabalho do que resultado ou você gasta mais dinheiro para ir até lá que sua margem de lucro acaba indo pelo ralo. Ou não tem um espaço interessante para deixar seus produtos ou simplesmente não combina com a loja. Pense nisso. Mas como posso começar? Sabe aquela história do "quem sabe faz ao vivo?" Então, é nesse momento que você deve convencer as pessoas que seu produto vale a pena. Ofereça uma amostra à pessoa que tem o poder de decisão (gerente ou dono da loja). Mostre que seu produto ficaria lindo naquele local - você pode investir em uma cesta bonita que combine com a decoração da loja, por exemplo. Fale da sua produção, como é organizada, quanto carinho e bons ingredientes são colocados ali. Explique a pratica da consignação e como não teria nenhum investimento da parte da loja - nessa parte normalmente eles prestam mais atenção. Ofereça um período curto e imediato de teste. Algo como "posso deixar alguns bronwies hoje e volto em 3 dias para vermos como foi, o que acha?" - deixe na quinta e volte na segunda, por exemplo. Agora a chave aqui é dar amostras para as pessoas que efetivamente podem vender o seu produto. No caso da loja, ofereça amostras para as(os) vendedoras(es). São elas(es) que vão levar o cliente até o seu produto. Pense nelas(es) como aliados do seu negócio. Assim você pode ter mais clareza se o produto está sendo visto e ofertado naquele local. Outro desafio aqui é como fazer o controle das vendas, afinal você não estará lá o tempo todo. A resposta para isso é simples: Faça uma planilha com data, quantidade deixada, quantidade retirada, valor e assinatura ou nome de quem recebeu os produtos. - eu faria isso até mesmo no dia do teste. Peça para a pessoa que receber confirmar quantos produtos estão ali e assinar. Avise quando será a próxima visita. O combinado não sai caro. Nesse estilo de venda é essencial pensar na VALIDADE DOS PRODUTOS. Você é responsável pela qualidade dos seus produtos, mesmo estando em outro local. Então é importante colocar a etiqueta com a validade e fazer a reposição constante. Além disso os ingredientes do seu produto devem estar presentes na etiqueta - caso alguém tenha alguma alergia ou precise saber. Ou você pode fazer um pequeno cartaz, se a loja permitir. Deixe seu contato. Pode ser um cartão ou um pequeno flyer. Se o cliente gostar, pode falar com você diretamente. Não esqueça do Pós-Venda. Fale com as pessoas do local. Descubra se os clientes gostaram ou não e se foi bom para a loja também. Essa prática de venda é muito interessante para atrair novos clientes com baixo custo de investimento mas exige atenção na organização das entregas e reposições. Não adianta deixar o produto lá e esquecer. Imagina se o cliente pega um brownie já "capenga"... Deus me livre! Ruim para você e para a loja também... e seu negócio perde dos dois lados. Ah! Não deixe grandes quantidades ou muitas variações do seu produto na loja. Escolha os que tem maior potencial de vendas e que caibam - de maneira organizada - no espaço acordado entre você e o local. Ao longo do tempo você pode incluir outros sabores ou trocá-los conforme a demanda. Lembre-se que esse tipo de venda depende da parceria e bom senso de ambas as partes, ok? Gostou das dicas? Então bora começar e boas vendas! Image by 200 Degrees from Pixabay
- Receita Manjar de Coco (e dicas para vender mais)
Hoje é dia de receita por aqui!✍ Além de super cremosa, essa receita de MANJAR DE COCO é bem lucrativa 🤑- principalmente quando dividimos em potes individuais para vender😉. O melhor de tudo é que não fica muito doce e dá para servir com outras caldas como doce de leite ou ganache de chocolate e ela continua maravilhosa! Ingredientes: 1L de leite integral 500mL de leite de coco🥥 200g de açúcar refinado 100g de amido de milho 150g coco ralado (não adoçado) Modo de preparo: Unte a forma com um pouco de óleo vegetal (desmoldante é ótimo também) ou separe seus potinhos individuais🍧 👩🍳 Em uma panela de boca larga - ainda fora do fogo - coloque todos os ingredientes e misture bem (muito bem mesmo para que o amido dissolva). Leve ao fogo médio até ferver e começar a desgrudar do fundo da panela - uns 15min. Tire do fogo e coloque na forma ou potes - cuidados porque fica muito quente!🔥 Leve à geladeira de um dia para o outro ou por no mínimo 4h até firmar. Calda de ameixa: 2 xícaras de água 1 xícara de açúcar refinado 200g de ameixa seca sem caroço Leve tudo ao fogo até que o açúcar dissolva completamente e a calda fique levemente espessa. Uma sobremesa clássica que nunca sai de moda! #🥥🧡 Dica: a variedade no seu cardápio de vendas é uma das chaves do negócio bem sucedido. Com uma "base" é possível criar várias sobremesas! Pense nisso🤔 Nesse caso, com a base do manjar podemos servir com outras caldas (com chocolate pode se transformar em um estilo prestígio🍫). Pense sempre no equilíbrio dos sabores. Faça testes antes de colocar um novo item como parte do seu cardápio - você pode até mesmo oferecer como novidade aos seus clientes mais fiéis como um mimo para validar a sua ideia.
- Como organizar a sua produção quando você trabalha em casa
Esse é um desafio constante na vida que qualquer pessoa que começa a mexer com comida. Mexer com comida para vender, para ganhar dinheiro de verdade. Duas das coisas mais importantes que você precisa saber é separar seu estoque e separar o que você faz para vender e o que é da sua família. Vou falar isso como uma confeiteira que começou fazendo em casa. Eu sei o que acontece: é um brigadeiro que some, um chocolate belga que desaparece magicamente do armário, uma bolacha recheada que você encontra sendo comida no café da tarde... E é sempre na hora que você precisa fazer a encomenda... Eu não quero que você passe por isso também - ou que isso nunca mais aconteça com você. Negócios são negócios, amigos à parte A primeira coisa que tem que acontecer quando você começar a produzir comida em casa é ter uma conversa séria com as pessoas que moram com você. Você deve mostrar que aqueles ingredientes são do seu negócio. E deixe claro que só você pode mexer naqueles itens. Parece extremo, eu sei. Mas é necessário. Acredite. Não tem nada pior que começar seu dia de produção percebendo que tem insumos faltando e que você vai ter que sair correndo para comprar. Isso muitas vezes significa que você vai ter que ficar até tarde da noite fazendo aquela encomenda, ou deixar de jantar com a sua família para ficar trabalhando... Não é justo, não é mesmo? O melhor é separar fisicamente os produtos da sua produção dos insumos da casa. O armário de doces não pode ter o chocolate das crianças e o seu chocolate belga de produção, por exemplo. * Separe um canto do armário ou uma prateleira só para os insumos do seu negócio, caso você tenha pouco espaço. Melhor ainda se puder separar um armário que seja só seu. * Cole uma folha sulfite ou uma etiqueta naquele local mostrando que aquilo não pertence a casa, pertence ao seu negócio - eu colocava um post-it gigante laranja fosforescente com os dizeres "NÃO MEXER!" (mas você pode ser mais educado(a) se quiser...rs...) * Quanto a geladeira, a gente não tem uma dedicada ao negócio, no começo. Então, quando tiver encomendas estabeleça a "prateleira do meu negócio". Coloque uma etiqueta também para identificá-la. * Às vezes fazemos um doce para vender e outro para casa, por exemplo, e daí comem o errado (quando isso aconteceu comigo, eu quase tive um infarto). Com a prateleira identificada e todo mundo avisado fica muito mais difícil disso acontecer. Agora, a DICA DE OURO que vai garantir que o sumiço mágico dos ingredientes não aconteça jamais... Mas antes disso quero dizer que vai depender muito mais de você do que dos outros, ok? Chama-se Planilha de Controle de Estoque Para o seu estoque seco (seu armário), faça o seguinte: * Em uma folha sulfite (ou numa planilha de excel se quiser) você vai fazer uma tabela com 5 colunas: - data de compra - descrição do item - quantidade - validade - observações * Cole na frente do armário que você utiliza * Toda vez que você comprar um insumo para o seu negócio, você vai preencher a tabela e deixar para que todos possam ver (e que, se necessário, você possa conferir) * Ou seja: se você comprou chocolate meio amargo, você deve preencher as informações daquele produto. Faça a mesma coisa para a geladeira mas com 4 colunas: - data de fabricação - descrição do item - embalagem (identifique a embalagem da encomenda para que ninguém possa falar que não sabia) - data da entrega (caso seja necessário) * Você também pode fazer isso com insumos que precisam ficar em geladeira. * Coloque essa planilha na porta da geladeira. Isso inibe os comilões de plantão e ainda te ajuda a organizar suas compras e produção. Mas... Você tem que atualizar a sua planilha também. Se você usou algum item para a sua produção, lembre-se de riscar da lista e colocar o quanto sobrou daquele produto no papel - senão é capaz de brigar com alguém quando foi você mesmo(a) que usou... rs... Para ter um negócio bem sucedido você precisa estar no controle. E são as planilhas e estratégias que vão garantir isso para você. Não importa se está começando em casa ou tem uma produção industrial. Se você começar da maneira correta, fica muito mais fácil fazer seu negócio crescer. No ebook "4 passos para transformar seu talento culinário em dinheiro" eu te mostro direitinho como montar essa e outras planilhas estratégicas para que você consiga empreender com segurança e organização, além de dicas de como criar sua marca, montar seu cardápio e muito mais. #cozinharparavender #transformeseutalento #organização #estoque
- Em um dia de calor...
...tem gente que vende sorvete, tem gente que se lamenta. Você já deve ter ouvido essa máxima - talvez com lenços ou guarda-chuvas, mas a ideia é a mesma. Enquanto uns apenas reclamam de não conseguirem fazer o que querem ou até mesmo da vida e quão injusta ela é, outros se dedicam a dar a volta por cima (vamos combinar que é muito mais fácil ser da primeira galera). Conseguir achar oportunidades em uma situação difícil não é para qualquer um. É preciso ter na cabeça uma palavra que está super na moda ultimamente: Resiliência. Se você procura "Resiliência" no Google são aproximadamente 27.200.000 resultados (viu como está na moda?) Resiliência vêm da física é o nome dado a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Já o sentido figurado significa capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. Ou seja, não quer dizer evitar problemas ou situações ruins, mas sim passar por elas e se recompor. Vou te contar uma história. Mas antes disse vou te dizer que se você pesquisar um pouco mais vai ver inúmeras dicas de como ser mais resiliente no trabalho, na vida a dois e em diferentes áreas da vida. Isso só mostra que essa característica muitas vezes não vem de fábrica em nós, seres humanos. Mas pode ser aprendida e trabalhada. Em 2015 eu tinha 2 pequenos cafés dentro de 2 salões de beleza diferentes em São Paulo junto com um sócio (que aliás foi quem me chamou para começar o negócio). Na época, não sabia gerir uma empresa. Eu sabia cozinhar e sabia que queria ter um lugar onde as pessoas pudessem se reunir, comer bem e se divertir. Enfim... Um belo (e por belo quero dizer trágico) dia meu sócio me chamou e disse que não queria mais lidar com aquilo tudo. Não era o que ele imaginava quando pensou em abrir um negócio. Na hora, fiquei chocada. Como assim não era o que imaginava? No final da conversa, nos despedimos e ficou quase por aquilo mesmo. Eu chorei no carro. Muito. Fiquei pensando como lidaria com tudo aquilo sozinha. Produção, atendimento, compras, colaboradores... Mas vou dizer que nunca passou pela minha cabeça entregar o negócio. Eu podia ter falado "Beleza. Não vou continuar nisso. Fecha as portas e pronto." Foi minha primeira decepção no mundo do empreendedorismo. Mas eu não podia ver o negócio morrer daquele jeito. Tinha dedicado tempo, energia e dinheiro para estar ali. Resolvi continuar. Respira fundo e vai... A partir daquele momento, mudei o cardápio e o jeito da empresa. Comecei a ouvir o que os clientes queriam e adaptar a realidade. Mudei o local da minha produção para uma casa que colori da minha maneira, comecei a treinar os colaboradores de outra maneira... Achei oportunidades naquele momento complicado e a tristeza (que poderia ter me consumido) foi diminuindo aos poucos. E hoje tenho orgulho de contar essa história para você. Não foi o único momento nem vai ser o último que vai me ensinar a ser resiliente. Aliás, ser empreendedor é pura resiliência. Não passa um dia se quer que você não aprende, erra, conserta, erra de novo, conserta de novo, aprende de novo. Mas sempre tem alguma coisa dentro de você que te faz seguir em frente. Que te faz querer. Que te faz estar ali todos os dias. Ser resiliente faz parte do seu dia-a-dia. Você não está sozinho(a) nessa. Te garanto. Então da próxima vez que você encontrar um desses desafios pela frente, pense que você está super na moda (tem muita gente pesquisando como ser assim) e siga em frente, sempre mais forte do que no dia anterior. #empreendedorismo #empreender #resiliência #aprendizado